"Abandonamos nossos empregos e hipotecamos nossas casas" – Criadores de Cuphead falam sobre os sacrifícios para fazer o jogo

Compartilhe:

Cuphead: irmãos Moldenhauer apostaram tudo para desenvolver seu jogo dos sonhos.

Quem nunca sonhou em largar tudo e seguir seu sonho? O conselho muitas vezes dado de forma displicente é muito mais fácil de ser dito do que ser executado. Todavia, Chad e Jared Moldenhauer levaram isso ao pé da letra para trazerem ao mundo a sua criação, o criativo Cuphead, do StudioMDHR Entertainment.

Em entrevista ao GamesRadar, Chad falou sobre todas as dificuldades que a equipe passou ao longo do processo de desenvolvimento do jogo, e sobre tudo o que arriscaram para conseguir terminá-lo.



Cuphead apareceu pela primeira vez no evento para imprensa do Xbox na Electronic Entertainment Expo 2014 e chamou a atenção dos presentes por uma singular estética que lembra os desenhos animados do final dos anos 20 e anos 30, especialmente no estilo da Fleischer Studios, Walt Disney e cartunistas da época (para fins de referência, veja Mickey Mouse: Steamboat Willie de 1928). Além da aparência inovadora, com elementos surrealistas, o jogo parecia ter boas mecânicas e jogabilidade, o que deixou todos ansiosos pela sua estreia. Foi adiado em 2015 e ressurgiu na E3 2017 já com data de lançamento: 29 de setembro do mesmo ano.

Na entrevista, Chad Moldenhauer disse que o projeto inicial era ter um jogo de plataforma em que apenas chefes seriam enfrentados, sem muita exploração de plataformas. Isso gerou certa reação negativa do público e os irmãos decidiram fazer mais sacrifícios para que o projeto tomasse outro rumo. Sobre a versão que teremos no lançamento, o desenvolvedor afirmou: "A realidade é que Cuphead está mais perto agora do jogo que sempre quisemos. Nós não estamos implementando níveis para satisfazer as pessoas, estamos colocando-as de volta depois de cortá-las originalmente da nossa 'visão do sonho'".



E o problema dos cortes era, obviamente, a falta de recursos. Antes de investir, o estúdio queria ver como as pessoas responderiam a ele.

Quando a recepção foi positiva depois de uma demo na E3 de 2015, eles decidiram tomar outro rumo e fazer de tudo para crescer o StudioMDHR e desenvolver o jogo na sua versão ideal. Ainda nas palavras de Chad: "A verdade é que iniciamos Cuphead com 3 pessoas que só trabalhavam nele nos fins de semana. Com uma equipe tão pequena sabíamos que tínhamos que manter as nossas expectativas baixas; por isso só tínhamos alguns chefes e algumas armas. Pusemos a demo de Cuphead na E3 2015 e a resposta foi explosiva."

Era preciso uma guinada no modo como o jogo seria feito, e os irmãos tomaram uma decisão arriscada para custear o seu jogo dos sonhos. "Notamos que havia muita gente interessada naquilo que fazíamos. Eu e o meu irmão abandonamos os nossos empregos, hipotecamos as nossas casas e expandimos a equipe. Era a nossa oportunidade de oferecer o jogo que queríamos e não a versão recortada que tivemos que planejar com uma equipe de 3 pessoas."

Cuphead será lançado em 29 de setembro e será exclusivo do Xbox One e PC (Windows 10/Steam).