Como resolver o erro WS-37397-9 [PS4]

Compartilhe:

WS-37397-9 é um erro comum do PS4. Saiba como resolvê-lo.

Afinal, que problema é esse? O erro WS-37397-9 é uma espécie de banimento ou proibição para conectar-se à rede da PSN.

O sistema da PlayStation Network por motivos desconhecidos (muitas requisições geralmente relacionadas com uso de IP fixo para muitas pessoas) entende que seu IP está sendo o foco de um possível ataque DDoS (negação de serviço) contra a rede e o coloca em uma espécie de "lista negra", gerando o erro.

Mas estas são apenas especulações já que, oficialmente, a Sony não se manifestou sobre o assunto. A seguir listamos diferentes tipos de soluções que podem ajudar-lhe a se livrar do problema:

Solução 1: Tentando um novo IP organicamente

Em conexões domésticas comuns praticadas pelos maiores provedores do país, seu IP é um número dinâmico, ou seja, ele muda toda vez que você se reconecta na rede geral. Mesmo que já tenha desligado e religado o seu modem, tente fazer da maneira seguinte:

Desligue seu modem da tomada e do cabo de rede por alguns minutos. Não há um tempo correto aqui, mas assegure-se de deixá-lo fora da tomada e da rede por pelo menos 10 minutos. Isso evitará que a rede entenda o tempo de desconexão como uma breve interrupção do serviço, o que lhe daria o mesmo IP de antes. Algumas pessoas tiveram sucesso deixando o modem desconectado por horas. Religue-o e tente de jogo.

Solução 2: Solicitar um novo IP

Entre em contato com o seu provedor de serviços e peça um novo IP.

Solução 3: Recrie a base de dados do PS4


Passo 1: Desligue o PS4, se estiver ligado;

Passo 2: Ligue-o pelo botão do console e mantenha o dedo pressionado no botão, até ouvir um segundo apito. Após ouví-lo, solte o botão;

Passo 3: Conecte o controle no console com o cabo USB da recarga. Isso deixará o console em modo de recuperação.



Passo 4: Escolha a opção "Recriar Banco de Dados". Ele vai começar a reconstruir os dados do aparelho (não se preocupe, isto não apagará seus jogos ou saves);

Passo 5. Reinicie o PS4 e tente conectar-se novamente com a PSN.

Solução 4: troque o DNS do console


Passo 1: Com o PS4 ligado, vá em “Configurações”;

Passo 2: Escolha “Rede”;

Passo 3: Selecione “Configurar conexão à Internet”;

Passo 4: Selecione seu tipo de conexão – Wi-Fi ou com cabo;

Passo 5: Escolha “Personalizada”;

Passo 6: Em configuração de IP, deixe “Automático”;

Passo 7: Em DHCP, escolha “Não especificar”;

Passo 8: Em configurações de DNS, escolha “Manual”;

Passo 9: Vamos utilizar o DNS que o Google fornece gratuitamente: coloque 8.8.8.8 na primeira opção (primária) e 8.8.4.4 na secundária. Confirme e tente se reconectar à PSN.

Solução 5: utilizar 3G ou 4G.

Esta é uma solução temporária que visa conectar-se à PSN por uma rede totalmente diferente da sua doméstica a fim de que a sua conta da PSN saia do "banimento".

Você precisará compartilhar a rede do seu celular através da função "ponto de acesso" ou "hotspot wifi", bastante comum no Android e no iOS.

Uma vez compartilhada, utilize esta rede para conectar o PS4 à PSN, tudo deve funcionar normalmente.

Depois de usar esta conexão, retorne para a sua banda larga normal e tente mais uma vez se conectar à PSN.



Tem dúvidas ou conseguiu resolver o problema de outra maneira não listada aqui? Deixe uma mensagem nos comentários.