Criador de Deus Ex afirma que jogos AAA são a mesma coisa do passado com visual mais bonito

Compartilhe:

Warren Spector acredita mais nos desenvolvedores indies.

Estamos vendo jogos cada vez mais realísticos. A evolução tecnológica permitiu que os games atingissem um nível gráfico impressionante, mas para Warren Spector, criador de Deus Ex, os jogos AAA caíram na mesmice.


Em entrevista ao IGN, Spector disse que não está interessado nos games AAA, afirmando que são apenas a mesma coisa do passado com imagens mais bonitas. "Sinceramente, não estou interessado no futuro dos AAA. Os custos são tão altos, os times são tão grandes e os riscos são imensos que acabamos vendo sempre as mesmas coisas do passado, só que com imagens mais bonitas", disse.

O criador de Deus Ex revelou que gastou boa parte do seu tempo visitando estandes de jogos independentes em eventos como E3 e GDC. Como um amante das animações da Disney, Spector disse que está muito animado com Cuphead. "Claro que eu vi Cuphead! Mal posso esperar por ele! Eu acho que estamos vendo uma imensa criatividade no lado indie, e nesse sentido as coisas estão muito melhores do que costumavam ser", completou Spector.

Ele explicou ainda que o destaque e aumento do desenvolvimento de jogos independentes diminuiu as barreiras para as pessoas que sonham em trabalhar com games. "Não havia um ambiente independente e hoje existem inúmeras formas de fazer um jogo, de alcançar um público com ele, que qualquer pessoa pode fazer o jogo dos seus sonhos. Tive a oportunidade de fazer Deus Ex, que era o jogo dos meus sonhos, mas foi porque fui o rapaz mais sortudo do planeta. Agora uma pessoa numa garagem pode ser o Notch [criador de Minecraft]", finalizou.

E você, concorda com Warren Spector e acredita que os jogos AAA estão caindo na mesmice de focar apenas em gráficos?