Half-Life 3 será desenvolvido... em uma game jam?

Compartilhe:

Half Life 3 já se tornou parte da mitologia na cultura dos videogames.

Se há um jogo cujo lançamento se tornou uma "piada", este é Half-Life 3. Ao contrário dos outros que também viraram chacota, como Duke Nukem Forever e The Last Guardian, HF3 nunca esteve em desenvolvimento - e além disso, já foram lançados, mesmo com uma década de atraso). O caso do jogo da Valve é muito mais estranho porque, mesmo sendo uma série adorada pelos jogadores, nunca chegou a ser desenvolvido pela empresa.

Nesta semana o ex-escritor da Valve Marc Laidlaw, publicou no seu site a sinopse da trama de Half-Life 3, o que deixou os fãs da franquia em polvorosa. Baseado neste texto, Laura Michet, desenvolvedora que trabalhou em Frog Fractions 2, decidiu organizar uma game jam para desenvolver um jogo com esse enredo.


Game jams são eventos que reúnem desenvolvedores de jogos para planejar e executar um protótipo restrito ao tema proposto pelo evento. As game jams podem ter um caráter de competição ou serem apenas para estimular o desenvolvimento de jogos, também podem ser presenciais ou virtuais.

Neste caso, a proposta é adaptar a sinopse da trama publicada pelo escritor Marc Laidlaw em todo ou em parte, em um estilo à escolha do desenvolvedor. Apesar da brincadeira no título deste artigo, obviamente nenhum jogo proveniente da jam será comparável a um possível Half-Life 3 oficial - podem esperar jogos com um 3D simples, 2D estilo metroidvania, talvez algum de estratégia ou coisas ainda mais inusitadas. A intenção não parece ser emular o que seria um jogo real, mas sim brincar com o conceito e estimular os criadores de conteúdo que participarão do evento.

As propostas podem ser enviadas através do Ich.io, site que hospeda o projeto.